18 janeiro 2019

ESFOLIAÇÃO QUÍMICA X ESFOLIAÇÃO FÍSICA E PRINCIPAIS ÁCIDOS

Vamos falar sobre pele, skincare e cuidados? Vamos! Mas antes de começar esse post já fica o aviso:
CONSULTE SEMPRE O SEU DERMATOLOGISTA.

Você com certeza já fez pelo menos uma esfoliação no seu rosto, mas eu tenho quase certeza que você fez a Esfoliação Física.

Esfoliação física? O que é isso? E esfoliação química? Como eu diferencio? Que produtos posso usar?
Depois de muita pesquisa, vamos falar sobre esse assunto hoje, aqui nesse post. Já adianto que o post vai ser longo, mas vale a pena cada informação.


Esfoliação:


Vamos por partes, do comecinho para ficar bem claro e de fácil entendimento: vamos entender o que uma esfoliação vai fazer na nossa pele.
Embora muita gente não saiba, mas a esfoliação, é um passo extremamente importante na rotina de skincare. Ela remove as células mortas presentes na superfície da pele, dessa maneira ela ajuda a melhorar a textura da pele e traz mais viço.
Não podemos esquecer que ajuda a diminuir os cravos e desobstrui os poros.

Esfoliação Física:


Essa é a mais conhecida, ela é feita de forma mais mecânica onde a proposta é retirar as células mortas através do atrito físico. Por isso a grande maioria das esfoliações são feitas com cremes, ou até receitas caseiras, onde contém pequenos grânulos; são esses grânulos que geram o atrito.

Ela é indicada para todos os tipos de pele, porém é importante sempre lembrar que, quando estiver fazendo uma esfoliação física deve-se ter cuidado com a força que você esta colocando na pele. Se for feita de forma muito bruta, pode acabar ocorrendo sensibilidade da pele.



Esfoliação Química:


Essa é uma maneira menos conhecida, onde a esfoliação é feita usando ativos químicos, que sejam esfoliantes. Em geral esses ativos são ácidos.
Nesse caso, você deve ter muito cuidado e ter sempre a indicação do seu dermatologista, pois com ácido não se brinca. Eles podem ser grandes aliados, ou não.

  • Ácidos


Como mencionei acima, a esfoliação química é feita em sua maioria por ácidos, mas é importante lembrar que para usar esse tipo de ativo você deve ter orientação médica e iniciar sempre com o a concentração menor, por exemplo 3%, 4%... e ir aumentando gradativamente a medida em que sua pele precisar/aguentar.

Também é muito importante você conhecer sua pele, cada pele é uma pele. Algumas são muito sensíveis, outras são mais resistentes. Se você conhecer sua pele, você saberá qual produto pode ser bom especificamente para você.

Importante:


Sempre use PROTETOR SOLAR, principalmente quando estiver fazendo uso de ácido. O protetor solar precisa ser seu melhor amigo, fiel escudeiro, antes de comprar qualquer produto de skincare invista em um bom protetor solar.

Principais Ácidos:


  • AHA e BHA: esses são Alfa e beta hidroxiácidos. Eles ajudam a melhorar a hidratação da pele, melhorar o tom deixando-a mais regular, reduzem as rugas e estimulam a produção de colágeno.
  • AHA: esses são solúveis em água, eles são mais indicados para pele seca ou normal com manchas.
O ácido glicólico, e o ácido mandélico são alguns exemplos de AHA.

  • BHA: esses são solúveis em óleo, e nesse caso são indicados para pele acneica, poros dilatados e pontinhos negros.

O mais conhecido da categoria de BHA é o ácido salicílico, presente em diversos produtos para pele oleosa/acneica.


  • Ácido Glicólico: este é muito conhecido pois facilita a penetração de substâncias na pele, mas esse não é seu único benefício. Ele também auxilia na produção de colágeno, possui ação de radicais livres, proporciona o clareamento da pele, melhora as manchas, ajuda a fechar os poros e diminuir as espinhas.
O ácido glicólico é um esfoliante mais forte, agressivo; por isso ele é mais indicado para peles mais resistentes.
  • Ácido Lático: ele é um bom clareador de manchas, hidratante e umectante e ajuda a regular o ph da pele. Dependendo da concentração ele pode diminuir a profundidade das rugas, ajuda a firmar a pele
  • LHA: esse é um ativo do ácido salicílico e é muito importante para o tratamento de pele oleosa e acneica. Por ser um ativo, ele é mais suave do que o ácido em si, sendo assim, também pode ser usado por peles sensíveis.

Esse ativo é dissolvido em gorduras e óleo, por isso é funciona bem para pele oleosa. Nele contém uma ação que ajuda a prevenir o aparecimento de cravos.

  • Ácido Azelaico: contém propriedades antibacterianas, anti-inflamatórias, antifúngicas e cicatrizantes. Ele ainda é clareador da pele e despigmentante. 
Para a acne, o ácido azelaico trata da inflamação, evita a contaminação e tem efeito secativo. Como esfoliante ele: desobstruiu os poros, controla a oleosidade da pele, estimula a renovação celular, reduz a aspereza da pele e o espessamento.


  • Vitamina C: essa ficou muito famozinha nos últimos tempos, bombou geral e agora todo mundo quer usar Vitamina C. Ela tem muitos benefícios como: efeito fotoprotetor contra os raios UVA e UVB, melhora a hidratação e luminosidade da pele, uniformiza o tom da pele etc...
A vitamina C ajuda a formar o colágeno e a elastina, assim promove a renovação celular e funciona super como anti-idade.



Esses ácidos você encontra em diversos produtos de cuidados com a pele como sabonete, tônico... E também em várias concentrações, das mais baixas até as mais altas. Tem de várias marcas e preços para atender a todas as necessidades. Abaixo você vê algumas opções.



Mais uma vez quero te lembrar que pra fazer uso de qualquer um desses produtos é importante consultar o seu dermatologista.

Para quem tem pele oleosa e acneica a esfoliação funciona muito bem, se você usar o produto certo ele vai ajudar a controlar a oleosidade da pele, controlar a incidência da acne e até reduzir manchas.

Freqüência: Isso pode variar de acordo com sua pele ( de novo: conheça sua pele), a minha pele por exemplo, como é bastante oleosa eu gosto de esfoliar uma vez por semana, isso porque ela é bem resistente, não é nada sensível. Gosto de variar entre esfoliação física e química.
Geralmente no verão mantenho essa frequência, nos meses mais frios não preciso esfoliar tanto, uma vez a cada quinze dias é o suficiente.

Depois que comecei a entender minha pele, conhecer ela melhor, ter uma rotina de cuidados; ela melhorou MUITO. 
Eu já tomei roacutan, mas mesmo depois de ter terminado o tratamento, ainda tenho acne e a pele continua oleosa. Para amenizar esses problemas, tenho cuidado muito, prestado atenção nos produtos, pesquisado cada vez mais e assim ela esta bem controlada.

Se você não tem nenhum cuidado com a sua pele, recomendo que você comece logo. Comece com um sabonete líquido específico para o seu tipo de pele, um tônico, um hidratante e um protetor solar.
E se a grana estiver curta e você precisar escolher em qual produto vai investir mais dinheiro, sugiro que seja no Protetor.

Agora me conta você já fez esfoliação química? Usou algum produto que não comentei aqui? me conta nos comentários que quero saber.

Em breve volto com mais posts sobre skincare, se tiverem sugestões de tema, me conte nos comentários.

Beijos e até o próximo
© Bah Cardoso - Todos os direitos reservados
Desenvolvimento por: Colorindo Design - Tecnologia do Blogger.