06 março 2018

MELHOR DICA: COMO CONTRAÍ FUNGO NA UNHA E MEU TRATAMENTO

Micose, fungo nas unhas, descolamento de unha... você já passou ou está passando por algum desses problemas? Eu passei ano passado, e hoje quero te contar minha experiência e tratamento.

Deixando claro que: não sou médica, aqui, vou apenas te contar o que aconteceu comigo.

Descolamento + Fungo nas unhas

Um certo dia em Junho/2017, eu estava fazendo as unhas, quando percebi uma manchinha branca. Não era dessas manchinhas de falta de vitamina, era uma manchinha no canto da unha do dedo anelar da mão esquerda, que eu conseguia passar o palito por baixo. 

Ela estava com aspecto de fofa:

Foto de 18-062017
Achei estranho, mas não dei muita importância, o que foi um erro. A cada semana que passava eu percebia que a mancha aumentando, e cada vez mais fofa. Eu continuava passando o palito por baixo, porque achava que deveria manter limpo ( mais um erro).

Foi aí que comecei a me preocupar e resolvi ir ao médico.

A Dra analisou e me informou que o que havia acontecido era um descolamento da unha e que isso havia causado o fungo. 

O que causa o descolamento e o fungo nas unhas?

O descolamento de unha é mais comum do que se imagina, no meu caso foi por passar o palito em baixo da unha, em excesso. Provavelmente, algum dia, passei com um pouco mais de força e acabou descolando.
Como a parte de baixo da unha esta descolada, aberta, é o momento ideal para a entrada de fungos e bactérias, foi aí que me contaminei.

O Tratamento

Em Setembro/2017 veio a Beauty Fair, fui conhecer o stand da Pro Unha, lá conversando com o pessoal eles me deram dois produtos para ajudar no meu tratamento: o Pro Gel e o Tea Tree.


Os dois tem na composição o Óleo de Melaleuca, para quem não sabe, esse óleo essencial ajuda no combate à fungos e bactérias.

Além disso o Pro Gel, também tem: Óleo de Anis, Óleo de Cravo, Tomilho, Óleo de Copaíba e Óleo de Semente de Uva.

Eles ajudam também na hidratação e fortalecimento das unhas e cutículas, são fungicida e bactericida.



Assim que publiquei a primeira foto da minha unha contaminada no Instagram, foi um babado. Muita gente se comoveu e se preocupou e me deram muitas dicas, algumas disseram que minha unha ia cair etc.

Foto de 17-09-2017
Nessa mesma semana, uma podóloga entrou em contato comigo, e a primeira coisa que ela me disse foi:
"Você precisa ter paciência, pois esse tratamento é chato e demorado. O ideal é que você fique sem esmalte, e venha fazer uma sessão de laser."
WHAT? Eu ficar sem usar esmalte, imaginem só. Sim! Fiz esse sacrifício, e valeu muito a pena. Fiquei um bom tempo sem esmaltar as unhas, nem base usava 😓

Comecei a usar o Pro Gel e o Tea Tree da seguinte forma: o Pro Gel uma gotinha na cutícula e uma gotinha em baixo da unha todos os dias na hora de dormir.
E o Tea Tree da mesma forma, porém, usava ao longo do dia, várias vezes.

Foto de 27-09-2017
Nesse período também, aproveitei e fiz duas sessões de laser em um  consultório de podologia. O laser faz com que o fungo não se prolifere, ele estaciona o fungo e ajuda a unha a ter mais força para crescer e se recuperar.

Foto de 08-10 após primeira sessão de laser
Na foto acima você pode ver que minha unha esta bem amarela, isso é o remédio que a podóloga aplica antes de fazer o laser.

Além disso, fiz uso de um medicamento, não vou mencionar o nome do remédio pois o ideal é que o seu médico recomende o melhor para o seu caso.

Tomei o remédio durante cinco meses, e mesmo assim continuava passando os produtos.

Inclui na minha rotina de cuidados com as unhas também o Óleo de Melaleuca, aplicava duas gotinhas sobre a unha três vezes por semana.

Foto de 04-10-2017

Resultados:

Quando parei de esmaltar as unhas, percebi que minha unha deu uma super acelerada na melhora. 

Na unha que estava contaminada, meus cuidados eram: lixar e usar os produtos do tratamento.

Como a podóloga já havia me avisado, o tratamento demorou mesmo, foram mais de sete meses tratando até que ela ficasse 100% curada. Notei que ela estava de fato recuperada, apenas em Janeiro/2018.

Foto de 02-02-2018
Meu conselho para você que esta com esse problema é: 

  • vá ao médico e comece o tratamento LOGO;
  • não faça essas receitas caseiras que se vê na internet. Isso pode piorar o seu caso;
  • tenha paciência, pois como eu disse: demora mas tem cura.
Espero ter ajudado vocês, qualquer dúvida deixa nos comentários.

Super beijo
© Bah Cardoso - Todos os direitos reservados
Desenvolvimento por: Colorindo Design - Tecnologia do Blogger.