17 novembro 2017

COMO FAZER CRONOGRAMA CAPILAR GASTANDO POUCO

No Instagram tem várias meninas me perguntando o que tenho feito que meu cabelo esta tão brilhoso e saudável, e a resposta vocês vão ver nesse post.

Cronograma Capilar:


Para explicar de um jeito bem simples: basicamente o cronograma capilar é você uma tabela de cuidados para você fazer no cabelo. Essa tabela consiste em três etapas: Hidratação, Nutrição e Reconstrução.

Quem define a quantidade de vezes que cada tratamento será feito é você, com base no que os seus fios mais precisam no momento.

O que eu gosto de fazer para facilitar minha vida, é intercalar os tratamentos nos meses, por exemplo:




Aí você vai me perguntar para que serve cada um desses tratamentos, se é muito difícil  manter uma rotina de cuidados dessa etc... e é isso que vou te contar agora.

De uma forma bem simples, vamos desmistificar os tratamentos de cabelo. E você vai ver como é fácil cuidar do cabelo em casa mesmo.

E quer saber a melhor parte disso: você vai gastar pouco.



Nutrição: 


A nutrição é responsável por repor os lipídios dos fios. Esses lipídios são responsáveis por formar uma camada natural que promove a lubrificação necessária por manter todos os componentes, por exemplo a água, ativos nos fios. A falta de nutrição causa a quebra e ressecamento do cabelo.

Como fazer/ O que usar? 


Nessa etapa o mais indicado é a umectação, esse procedimento é feito com óleos, ou seja, aqui pode usar e abusar de todos os tipos de óleo. Atualmente tem diversos tipos no mercado, e você pode usar até os de culinária como o azeite extra virgem por exemplo.

Exemplo: Os dois que eu uso são o Óleo de Coco e o Blend de óleos da Salon Line ( ( esse blend contém: óleo de manga, óleo de rícino e óleo de coco) .

Dica: Para mim, existem dois grandes segredos na umectação: o tempo que você deixa o óleo agindo no cabelo e a lavagem.
O tempo porque quanto mais horas você deixar no cabelo, mais efeito ele fará, geralmente eu durmo com óleo no cabelo e retiro no outro dia pela manhã. Em média fico de 10 à 12 horas com a umectação.
Como retirar: isso é extremamente importante, eu lavo o cabelo pelo menos três vezes com shampoo transparente, para garantir que saiu todo o produto.




Reconstrução: 

Essa é um tratamento bem profundo, ele restabelece os componentes substanciais que vivem na superfície do cabelo. A falta desses componentes faz com que as pontas fiquem quebradiças, isso é o que geram as pontas duplas. Quando isso ocorre, as pontas podem se romper em uma simples lavagem.

Como fazer/ O que usar?

Aqui vale optar pelas queratinas líquidas, isso eu indico para quem esta com o cabelo MUITO danificado, e apenas uma vez ao mês, pois queratina em excesso resulta na quebra do cabelo.
Para você que não esta com o cabelo tão danificado, mas quer fazer essa etapa, eu aconselho utilizar máscaras que contenham queratina na fórmula, elas também agem como reconstrutoras. 

Exemplo: Nesse processo eu uso a máscara Salvação da Seducttion, a Inoar também tem uma máscara reconstrutora na linha Doctor que é muito boa. 
As que sempre usei foram: A Queratina Hidrolisada da Lacan e a Queratina Reparação da Gold.



Hidratação: 


A hidratação é o procedimento mais simples e fácil; porém é tão importante quanto os demais. Basicamente ela é responsável por manter e repor a água nas cutículas do fio. Isso faz com que os cabelos estejam sempre soltinhos e macios.

Como fazer/ O que usar?

A fase mais simples, porém que requer mais atenção principalmente na hora da compra dos produtos. Você precisa fazer uma analise simples do rótulo. As máscaras hidratantes sempre vem escritas: Hidratação. Hidratante ou Moisture.  Para garantir que você esta usando um produto de hidratação, veja na fórmula se contém alguns desses componentes: panthenol, extrato vegetal (geralmente de planta), glicerina, lanolina, aloe vera e até alguns óleos funcionam como hidratantes, por exemplo o óleo de jojoba.

Exemplo: Bepantol Derma Solução, Yamasterol, Inoar Bombar #Coconut
O Bepantol eu gosto de usar acrescentando uma tampinha nas máscaras. A misturinha fica show.


Depois de você definir o que seu cabelo mais precisa, e organizar o seu cronograma capilar, é só colocar em prática. Os resultados são satisfatórios já no primeiro mês.


Você pode até pensar: Ah! mas não tenho tempo para ficar fazendo hidratação demorada durante a semana.
E nesse caso te indico os Creme de Tratamento Intensivo da Eico Cosméticos. Eles são super bons para tratar o cabelo, e só precisam de 1 minuto para fazer efeito.
Eu gosto de usa-los quando estou com pressa, mas não quero abrir mão de cuidar do cabelo. A média de preço deles é de R$25,00 e vocês encontram em supermercados e perfumarias.

Na foto abaixo, vocês veem alguns dos tipos de tratamentos intensivo que a marca tem, vale a pena comprar para conhecer:


Fiz esse post com produtos bem acessíveis, assim todo mundo pode fazer e ter um cabelão lindo.

Qualquer dúvida deixem nos comentários

Beijos e até a próxima

Um comentário:

  1. Que post mais completo!!!! :O
    Sempre leio posts sobre cronograma capilar mas nunca vi um tão detalhado assim! Arrasou!
    E seu cabelo é mara mesmo! Já vi! ;)
    Beijãooooo Bah!
    Jake
    Blog Jake Badulake

    ResponderExcluir

© Bah Cardoso - Todos os direitos reservados
Desenvolvimento por: Colorindo Design - Tecnologia do Blogger.