Minha Saga contra Acne - Agora é Roacutan!

Oi amores!

Hoje o assunto aqui é diferente do que geralmente falamos, vou contar para vocês tudo que ta acontecendo com a minha pele e meu problema com a acne.

Desde os meus 19 anos eu percebo muitas espinhas no meu rosto e pescoço, sempre fiz diversos tratamentos para pele acneica, muitas limpezas de pele, produtos que prometem acabar com a acne, secativos de espinhas, cuido muito para usar sempre produtos oil free etc, mas nada adiantava. Atualmente com 24 anos ainda tenho muitas espinhas como se tivesse 15 e isso é uma coisa que me incomoda demais.


Ano passado em Fevereiro procurei uma dermatologista e contei tudo que acontecia com a minha pele e de cara já falei que a única coisa que não faria seria tomar o Roacutan (por motivos de: muita gente falando tanta coisa na internet que me assustava).

Minha dermatologista de inicio fez um tratamento mais leve, para ver como minha pele reagiria. Ela passou alguns cremes de tratamentos, secativos; e eu fiz tratamentos estéticos para potencializar a ação dos cremes e nada dava um resultado satisfatório.

Até que em Outubro do ano passado eu não aguentava mais gastar tanto dinheiro e não ver resultado, voltei na dermato e contei tudo que estava acontecendo.

Dessa vez ela me passou um tratamento com um remédio chamado Espironolactona, que é utilizado para combater a acne, e um ácido para tirar as manchas. Fiz o tratamento certinho por um ano, no começo até deu resultado, mas depois achei que as espinhas voltaram e o remédio não adiantava mais.



Foi quando em Outubro desse ano, retornei na Dra e mostrei para ela como estava meu rosto, contei que o remédio não adiantava mais e ela me falou que teríamos que entrar com um tratamento mais forte, o motivo é que eu tenho Acne Persistente. 

Os outros tratamentos que fizemos não surtiram nenhum efeito, sendo assim o meu caso só seria resolvido definitivamente com o Roacutan.

Nessa foto abaixo, mostro minha pele como estava um dia antes de começar o tratamento, percebam que tenho bastante manchas, cravinhos e bastante espinhas:

Dia 21-10
Eu ainda estava muito resiste ao remédio, mas ela me explicou que eu não seria obrigada a fazer esse tratamento, porém cada vez mais meu rosto ficaria com acne, manchas e cicatrizes que mais para frente poderiam ser ainda mais difíceis de eliminar. Depois de pensar muito eu aceitei. Ok.

Primeiro Passo: Quando disse a Dra que estava disposta a fazer o uso da Isotretinoína, logo de cara ela me pediu um monte de exames e disse que só me passaria de fato a receita quando eu voltasse  com os resultados.

Segundo Passo: Resultado dos Exames em mãos voltei à dermato e sério fiquei uns 25 minutos no consultório fazendo milhares de perguntas. A Dra foi MARA e tirou todas as minhas dúvidas.

Dia 21-10

O Tratamento: A Dra me explicou que o meu tratamento pode ser entre 10 e 12 meses, porém isso pode variar de acordo com a evolução da minha pele nesse tempo.

Reações: Esse foi o ponto que mais questionei minha médica, perguntei sobre como e quais poderiam ser as reações,quanto tempo as reações poderiam durar, como  poderíamos fazer para amenizar esses sintomas etc. 
O que ela me garantiu é que em 100% dos casos das pessoas que fazem uso da Isotretinoína, a reação que é certeza de ocorrer é o ressecamento da boca e nariz. Em pouquíssimos casos pode ocorrer outros sintomas, mas são casos raros. 

Dosagem: Comecei tomar o Roacutan no dia 22-10 e estou tomando 20mg dia.

Cuidados: A maior recomendação da minha médica foi usar muito protetor solar. 
Atualmente eu uso o Anthelios da La Roche FPS 60, mas dermato já me recomendou que vou sentir minha pele bem mais seca e quando isso acontecer vou começar a usar o Epidrat FPS30, e ela também receitou outro FPS 90.

La Roche Posay - Anthelios FPS 60
Epidrat FPS30

Eu já tenho o hábito de passar lip balm na boca o no decorrer do dia, agora que comecei o tratamento estou passando ainda mais vezes.

Lip Balm Nivea
Ainda é muito cedo para dizer, mas percebi que minha boca esta precisando de mais hidratação agora, parece que quando passo o hidrante ela já começa a absorver super rápido.
Para uma hidratação mais pesada a médica receitou a Geléia de Vaselina Vasenol, para eu passar sempre que sentir necessidade. E para dormir tenho usado o Bepantol.



Sempre que tiver alguma dica do que estou usando para me ajudar no tratamento vou postar lá no insta (@babcardoso). O meu retorno será no dia 19-11, já estou anotando algumas dúvidas que eu tenho para não esquecer de perguntar nada.

Uma vez por mês eu venho contar para vocês como esta sendo meu tratamento e mostrar fotos da evolução da minha pele.

Espero que tenham gostado

Beijos

Bah Cardoso

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Bah Cardoso - Todos os direitos reservados
Desenvolvimento por: Colorindo Design - Tecnologia do Blogger.