TOP COAT x EXTRA BRILHO - Qual a diferença?

Eiiiiiii, buenas, meninas?!

Hoje vim escrever sobre um assunto que eu penso ser polêmico, porque até o ano passado eu pensava que TOP COATS e EXTRA BRILHOS eram iguais. Até que um dia.. cheguei na farmácia Onofre para comprar algum produto que desse um supeeeeer brilho para as minhas esmaltações (porque eu via aquelas nail art das americanas SUPER, HIPER, MEGA brilhosas e afinal, eu queria ter unhas iguais e eu nunca tinha conseguido deixar tão brilhosas com os extras brilhos que usava naquela época).

Eu queria um brilho desses, bem espelhado. Minhas unhas. 

Então.. comecei a vasculhar toda aquela gama de esmaltes, bases, extra brilhos, top coats, finalizadores, uma INFINIDADE de opções, que não me ajudava em nada sem saber o que cada um fazia! :( É tanto produto, dos importados e dos nacionais, com formulações e nomes diferentes que a gente acaba se perdendo mesmo.

Top Coats conforme embalagem

Extra brilhos conforme embalagem

Até que eu tive a brilhante ideia de perguntar para alguma das atendentes o que era afinal o top coat (que sempre eram os mais caros, o que continha esse nome) e se era melhor que o extra brilho, ou se só tinha diferença no preço por serem importados.

Ela me disse de forma bem simples que o extra brilho era um esmalte incolor que tu usava na finalização da esmaltação e o top coat, podia ser usado nessa hora também, mas que ele corrigia as imperfeições, como bolinhas, arranhões e podia ser usado dias depois da esmaltação também. 
RÁ! Resolvi pesquisar na internet, para eu poder saber direitinho, não é mesmo?

Então, vamos lá:

TOP COAT
São coberturas com formulações específicas, e desenvolvidas especialmente para secar mais rápido, dar um extra brilho,  fazer o esmalte durar mais, e selar o esmalte na unha, acabando, normalmente, com as bolinhas, arranhões e batidas que sem querer as vezes acontecem (na 1ª vez que usei e desapareceu as bolinhas eu dei pulos de alegria).
Eles simplesmente não são só para secar mais rápido e dar um brilho final, porque afinal, temos ótimos produtos brasileiros que se dizem ser assim, como no caso, o da Colorama Risqué. Ele é justamente para dar uma camada de proteção ao esmalte também, e eliminar as imperfeições da esmaltação e do esmalte, que as vezes não são tão bons ou/e estão velhos.
Peguei algumas traduções do inglês para o português do significado do TOP COAT, para ajudar na explicação, porque não tem uma tradução literal para a nossa língua nativa:

1) Surfacer means any coating designed for application prior to the application of top coat for the purpose of corrosion resistance, to ensure adhesion of the topcoat, and to promote the formation of a uniform surface finish by filling in minor surface imperfections. 
eur-lex.europa.eu
Tradução: qualquer produto de revestimento para aplicação previamente ao acabamento com o fim de promover a resistência à corrosão, assegurar a aderência do acabamento e possibilitar a formação de uma superfície uniforme por eliminação de imperfeições superficiais menores. 
2) Reapply the top coat every other day to maintain the colour and to protect the nail varnish even longer.
rituals.com
Tradução:  Repita a aplicação de vez em quando para manter a cor e proteger o verniz de unhas por mais tempo.

3) Primer or top coat with high chemical and temperature resistance. 
euronavy.us
Tradução: Pririo ou acabamento de grande resistência química e à temperatura. 
euronavy.us



TOP COAT ENCOLHE O ESMALTE?

Dizem que o top coat escolhe o esmalte, e principalmente a película, sim, é verdade. Acontece isso as vezes, depende da formulação. O que dá para fazer contra isso? Eu aprendi a limpar os cantinhos e a passar o top coat depois, porque se eu colocar o top coat sem tirar os cantinhos do esmalte, ele acaba "grudando" e acaba estragando a esmaltação, porque ele puxa o resto, enfim.. não sei explicar direito o que acontece, mas é bem ruim.
EXTRA BRILHO
Esmalte finalizador incolor para dar brilho extra no final da esmaltação, e alguns prometem secagem rápida do esmalte. Chamados também de intensificadores, porque é brilhante.
QUAL A DIFERENÇA

Todos os top coats são extra brilhos, porém, nem todos os extra brilhos são top coats.

Todo mundo chama de top coat, qualquer esmalte incolor que dê uma finalização na unha, para dar brilho, secar rápido e etc, e eu encontro muitas pessoas confundindo, é super normal.

Algumas marcas colocam TOP COAT na embalagem, mas é complicado, porque eles devem ter todas aquelas funções, então temos que experimentar mesmo, porque muitos não funcionam como deveriam. Como por ex, o meu da Sally Hansen Diamond Flash, ele é muito mais um extra brilho, do que top coat.. não alinha as bolinhas ao esmalte, que as vezes fica e não dura tanto o brilho. 

O que difere um do outro é a fórmula, e eu quero saber se alguns extra brilhos poderiam ser chamados de TOP COATS, como os da: AVON, IMPALA, COLORAMA E O DA VEFIC.


Pessoal me pergunta muito isso. Eles são vendidos como extra brilhos e prometem resultados como top coat, porém, eles dão o resultado só de super brilho e secagem rápida. O da Avon até que elimina algumas imperfeições e só usava ele antes de conhecer o meu top coat preferido, o ruim dele é que fica grosso, grosso antes de chegar na metade do vidro, e o brilho não compete também. 

Nunca usei o da Vefic, mas já me falaram muito bem dele, e o da Ideal também.

Vou falar com algum químico a respeito e informo vocês se podemos chamá-los de top coat, porque não contém na embalagem o nome.


PORQUE EU NÃO VIVO SEM TOP COAT

1 - O esmalte seca muito rápido;
2 - As imperfeições desaparecem (bolinhas e etc);
3 - Potencializa a duração do esmalte;
4 - Finaliza com um brilho espelho, maravilhoso.

MEUS EXTRA BRILHOS E TOP COATS

Meus finalizadores

QUAL O MEU TOP COAT PREFERIDO. POR QUÊ?

É esse da Revlon, eu apaixonei e não vivo sem! Dizem que o da OPI é muito parecido, porém não experimentei ainda. Ele desaparece com todas as imperfeições da esmaltação e deixa aquele brilho espelhado, da foto que coloquei da minha unha.














QUAL O MEU EXTRA BRILHO PREFERIDO. POR QUÊ?

É este da Impala, gosto bastante do brilho dele, e não engrossa na metade do vidro como o da AVON e o da RISQUÉ, porém não elimina as bolinhas.













COMO SABER SE O TOP COAT FUNCIONA MESMO (vale testar o extra brilho também)

Façam um teste com o produto desejado/escolhido, se na farmácia ou loja tiver provadores faça isso lá mesmo. Vá com as unhas feitas a alguns dias já, e teste os produtos das unhas. Se ele selar o esmalte, der um super brilho e você notar que parece que a recém fez as unhas, é porque é bom e não importa se é top coat ou extra brilho! hehe

----

Podemos fazer uma campanha, em busca do extra brilho/top coat perfeito, o que acham? 

Porque são tantas opções, que fica difícil comprar e testar tudo, e os melhores que eu encontrei são importados e caros. #embuscadotopcoatperfeito ou #embuscadoextrabrilhoperfeito


Me digam quais são os prediletos de vocês para eu testar também.

Ficou cansativo o post, mas queria que ficasse bem completo.

Muitos beijos e espero que tenham gostado,

Morgana Piazenski
IG e Twitter: @morganapzk



© Bah Cardoso - Todos os direitos reservados
Desenvolvimento por: Colorindo Design - Tecnologia do Blogger.